Tristeza: recém-nascida é achada sem vida no lixo em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Mãe de adolescente é presa após bebê ser encontrado abandonado em lixo; fato chocou toda a população taquaritinguense.

Uma ocorrência de extrema gravidade abalou a cidade de Taquaritinga. Na manhã do dia 26 de maio de 2023, a polícia foi acionada após uma adolescente de 13 anos dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h “Wilson Rodrigues”) com complicações após um possível aborto espontâneo. Ao investigar o caso, as autoridades policiais foram surpreendidas por uma cena chocante: um recém-nascido foi encontrado abandonado no lixo.

A polícia foi acionada após a informação de que a adolescente havia sofrido um aborto espontâneo, resultando na internação da jovem na UPA. Os agentes, juntamente com o apoio da Polícia Militar, dirigiram-se à residência da adolescente, onde realizaram uma diligência no banheiro da casa. No local, foi constatado um grande volume de sangue no chão, e ao verificar o ralo, onde inicialmente a adolescente afirmou que o feto havia caído, não foi encontrado nada. No entanto, ao lado do chuveiro, no lixo, o bebê foi encontrado, tratando-se de uma criança a termo para nascer, com o ciclo gestacional completo.

Os policiais, ao perceberem um pequeno movimento no peito do recém-nascido, retiraram-no do lixo e o encaminharam às pressas para a UPA, na esperança de socorrê-lo. Infelizmente, os procedimentos médicos constataram que o bebê já estava em óbito. Tratava-se de uma menina, com peso de 2,600 kg, o que indicava uma possível gestação completa. Além disso, o cordão umbilical aparentava estar rasgado.

A mãe da adolescente, que se encontrava no hospital, confirmou que esteve ao lado da filha durante toda a madrugada. No entanto, ela não procurou atendimento médico para a jovem nem prestou assistência ao recém-nascido. Ao ser informada dos fatos, a autoridade policial determinou a prisão da mãe da adolescente por abandono de incapaz.

A mulher resistiu à prisão, sendo necessário o uso de algemas para garantir a segurança da ação policial. Apresentada à Delegacia, a Delegada de Polícia Dra. Célia Maria Souza Reis ouviu relatos e informações sobre as diligências efetuadas e determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante. A mãe da adolescente foi conduzida à Cadeia Pública de São Carlos, onde permanecerá à disposição da justiça.

Posteriormente, foi feito um adendo ao Boletim de Ocorrência original, informando a apreensão do aparelho celular da indiciada, que poderá servir como algum tipo de prova na investigação.

A comunidade de Taquaritinga fica consternada diante desse triste episódio de abandono e negligência. O caso coloca em evidência a necessidade de conscientização sobre os direitos e cuidados com os recém-nascidos, além de destacar a importância do apoio às adolescentes em situações de gravidez precoce.

A investigação prosseguirá para esclarecer todos os detalhes desse lamentável incidente.

Compartilhe esta notícia: